segunda-feira, 9 de março de 2009

O presente e o futuro da Zona Industrial (Dr. José Torres e Menezes)


Como caracteriza o tecido empresarial da Zona Industrial de Albergaria-a-Velha (ZIA)?

A ZIA caracteriza-se por ter um tecido empresarial diversificado na área da metalomecânica, cerâmica, plástico, moldes, mármores, reciclagem, tratamento de superfície, madeiras, panificação, metal duro, fundição, comércio automóvel, construção, entre outros sectores. Destaco a Grohe, a Bimbo, a Durit, a Alberplás, a Polivouga, a Metaloiberica, a Manufacturas Abreu, a Lusoparquete, a Portopal, a Trinoplás, a Fundição Penedo Beira, a Albergran, a MCRios, a Ambitrena, a Galvaza, a Quimialmel, a Cinca, a Volvo, a Maxit, a Pertos, a Maiolica, a Fisola, a NJL, entre outras

Como classifica a capacidade de atracção de investimento da ZIA para a freguesia?

A sua capacidade de atracção de investimento deve-se à sua implantação no terreno, aliado à proximidade do Porto de Aveiro, à linha do Caminho-de-ferro do Norte e a sua ligação preferencial através da A25 para a vizinha Espanha e, daí, para o resto da Europa, não falando para os diversos eixos viários que atravessam o concelho

Quais as principais carências da ZIA?

A sua principal carência é a sua dimensão, atendendo à procura dos investidores para o local. O executivo da Junta de Freguesia de Albergaria-a-Velha já sugeriu ao executivo da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha os novos limites de alargamento, aproveitando a actual fase da revisão do Plano Director Municipal (PDM).

A referida sugestão de alteração abrangeu, igualmente, outras zonas de terrenos da freguesia, que poderão servir para proporcionar o aumento dos índices de construção urbana com a consequente fixação de novos potenciais munícipes.

O que diferencia a ZIA das demais e que pode ser encarado como factor atractivo para instalação de novas empresas?

A principal mais-valia da ZIA é, sem dúvida, a sua posição geo-estratégica face aos principais eixos viários que atravessam a nossa freguesia e o nosso concelho, que permitem aos residentes de outros concelhos vizinhos o seu fácil acesso aos locais de trabalho, sedeados nas empresas localizadas na ZIA.

Podemos considerar, igualmente, mais-valias a existência dos cursos de especialização tecnológica que existem na Escola Secundária de Albergaria-a-Velha, em parceria com a Universidade de Aveiro e a Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha, não esquecendo a proximidade de outros centros de formação localizados nos concelhos de Águeda e de Aveiro e da própria Universidade de Aveiro.

A própria centralidade (rodeada de concelhos com um bom índice populacional), a ZIA consegue ser um atractivo para os quadros médios e superiores procurarem emprego na freguesia, não esquecendo todo o parque habitacional actualmente existente, disperso por vários pontos da freguesia que constituem pólos apelativos de fixação para quem quer aliar ao emprego uma melhor qualidade de vida.

Qual a evolução prevista?

Pretende-se, com a revisão do PDM, a expansão da ZIA, com a criação de um pólo da Zona Industrial da Nova Geração (ZING), onde possa congregar várias valências na área da formação, incubação de empresas, serviços de inovação e desenvolvimento (ID), com uma ligação estreita com a Universidade de Aveiro e com a AIDA.

A sua localização é um ponto a favor?

A localização da ZIA é excelente face à proximidade dos principais eixos viários – IC1/A29, IC2/EN1, EN109, A25, A1, aliada aos estudos existentes da RAVE (Rede de Alta Velocidade), que apontam para a localização da futura estação de Aveiro do TGV nas proximidades da freguesia de Albergaria-a-Velha, bem como, a longo prazo, da concretização da ligação Aveiro – Salamanca (Europa). (...)

Fonte: Em Aveiro (27-11-2007) / (adaptado de Novos-arruamentos)

Sem comentários: