sábado, 20 de setembro de 2014

Colégio de Albergaria – a sua História (1948-2014)


O Colégio de Albergaria iniciou a sua atividade no ano letivo de 1947/48 e teve o seu  reconhecimento oficial a 13 de Fevereiro de 1948 pelo alvará nº 950.

Os fundadores foram, na qualidade de proprietários os Professores Afonso Henriques Pereira e Armando Manuel da Silva, sendo o primeiro Diretor Pedagógico o Padre Manuel Maria Valente Matos.

As primeiras instalações situavam-se no centro de Albergaria, na Praça Dª Tereza, no edifício ainda hoje denominado Torreão e a sua lotação inicial foi de 88 alunos.

No ano lectivo 1951/52, cinco anos após a fundação, o Colégio conhece novos proprietários e Directores. O Prof. Eduardo Nunes Marques, a Dr.ª Ana Natália da Conceição Pereira, e o Padre João Evangelista Nunes Marques assumem respetivamente a propriedade e a Direção Pedagógica.


Decorridos 67 anos de existência, a Família Marques identificou a sua vida com este estabelecimento de ensino. O Prof. Eduardo Marques, falecido em 9/07/95 e a Dr.ª Ana Natália Pereira, falecida a 10/02/2011 são a referência desta instituição de ensino porquanto fizeram a simbiose perfeita entre a vida pessoal e a colectiva, transportando para o Colégio os valores essenciais à formação e educação da Juventude.

Só assim se compreende a serenidade e a sobrevivência desta escola através dos vários ciclos sociais, políticos e económicos, passados na última metade do século XX e início do século XXI.

(Foto JA/2008)

Os relevantes serviços prestados à cultura e educação comunitários tiveram reconhecimento público a 27 de Maio de 1995 com a atribuição da Medalha de Ouro de Mérito Municipal.

Pedro Marques, um dos seis filhos do casal, assumiu a liderança da instituição e é o actual director.


Recursos físicos

O Colégio está construído num terreno anexo ao IC2 e EN16 com uma área aproximada de 20.000m2, e área bruta de construção de 6000m2. As instalações letivas e de apoio são as seguintes: 30 salas de aula, 2 laboratórios, 2 salas de informática, anfiteatro, pavilhão gimnodesportivo, biblioteca, cantina, bar, serviços administrativos, sala de T.V. e vídeo, sala de música, serviços de apoio e manutenção e cerca de 15000m2 de recreio.

De referir que dada a estagnação da população escolar, de alguns anos a esta parte, todos os investimentos feitos nas instalações do Colégio têm sido concretizados, não no sentido de aumentar a lotação, mas sim com o intuito de melhorar substancialmente a prática pedagógica. Recordo o pavilhão gimnodesportivo, os laboratórios, o anfiteatro, a sala de informática, a vedação,
os acessos e os serviços administrativos. (...)
 
Caracteriza-se por ser um espaço rodeado de jardins com árvores de porte relevante, com uma grande biodiversidade, o que promove o contacto com diversos elementos da natureza. (…)

Prof. António Costeira (1935-2003)

Desporto Escolar

O Colégio de Albergaria participa nos quadros competitivos de Andebol, Futsal e Atletismo, Badminton nos escalões de infantis, iniciados e juvenis, masculinos e femininos.

O Colégio de Albergaria participará em torneios e concentrações desportivas escolares organizadas em outras modalidades como sejam o Basquetebol e Futebol.

A nível interno, e coorganizado com os alunos, são realizados torneios interturmas de andebol e futebol de 5, minigolfe.

Ainda a nível desportivo, os alunos do ensino Pré-escolar, dos 10, 20, 3° Ciclos e Ensino Secundário frequentam regularmente a piscina municipal de Albergaria-a-Velha. (…)


Escolíadas

Na sequência da participação nos anos anteriores, onde fomos sempre apurados para a fase final, vamos de novo participar nesta atividade que mostra excelentes capacidades dos alunos das nossas escolas e que envolve um universo de 100 Alunos e Professores nas várias vertentes de Música, Pintura, Dança, Teatro, Cultura Geral e Claque.

Fontes: Colégio de Albergaria-a-Velha / Jornal Beira Vouga / Facebook

 

Sem comentários: