segunda-feira, 20 de outubro de 2014

CulturAlb organiza "Primeiras Jornadas Históricas de Albergaria-a-Velha"

Nos dias 24 e 25 de outubro de 2014 [sexta e sábado] a CulturAlb – associação de artes, recreio e cultura de Albergaria-a-Velha vai organizar, na Biblioteca Municipal, as primeiras Jornadas Históricas do Concelho sobre a temática "Memória e Património – Temas da nossa Terra".

Esta iniciativa enquadra-se na missão que a associação desempenha no Concelho e na Região, proporcionando a todos os participantes o aprofundar dos seus conhecimentos sobre os diferentes domínios relacionados com o Património e a sua importância, não só na formação integral do indivíduo, mas também enquanto valor identitário.

Com as Jornadas, a CulturAlb pretende estabelecer elos entre passado e presente, conhecer e compreender realizações e factos, refletir sobre ações humanas, perpetuar marcas que foram legados e enriqueceram a História e Identidade da Região.

 
Com este objetivo, a Culturalb convidou diversas personalidades para apresentarem comunicações nos diferentes domínios do conhecimento – História, Música, Literatura, entre outros. Ao longo dos dois dias, irão debater-se variados temas, tais como a indústria no início do século XX, o património musical Português, as albergarias como percursoras da revolução na hospedagem, a escrita e o património (numa intervenção do premiado escritor, Mário Cláudio) ou o Caminho de Santiago.

Para além do espaço de debate, na tarde de sábado serão organizadas duas visitas guiadas: um percurso pelo património histórico-artístico do Concelho e uma visita à Rota dos Moinhos.

A participação nas I Jornadas Históricas de Albergaria-a-Velha é gratuita, mas sujeita a uma inscrição prévia. Os interessados poderão fazê-la através de formulário próprio em www.culturalb.pt ou contactar a associação pelo número 918 624 094.

Este evento tem o apoio da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha e da Junta de Freguesia de Albergaria-a-Velha e Valmaior.

Fonte: CMAAV

Consultar programa

1º dia

Sandra Valente: "Relação Sociedade e Ambiente"
Milene Matos: "Património natural: que lugar na agenda de sustentabilidade?"
Manuel Ferreira Rodrigues: "A empresa industrial em Albergaria-a-Velha nas primeiras décadas do séc. XX"
António Costa: "Património Musical Português"
Sandra Saldanha: "Património Religioso: problemáticas e desafios"
Gonçalo Reis Torgal: "As Albergarias antecessoras e percursos da revolução da hospedagem no mundo oitocentista"

2º dia

Nélia Oliveira: "Arte e Património"
António Manuel Silva: "O Património, Presente e Futuro do Passado" (Um Século de Arqueologia em Albergaria-a-Velha)
Artur Jorge Almeida e Helena Albuquerque: "Turismo e Património"
Álvaro Rui Tavares: "O Caminho Português de Santiago, itinerário cultural em Albergaria"

Sem comentários: