sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Fausto Xavier (1909-1995), médico com alma de artista


Fausto Tavares Xavier Lopes Rodrigues nasceu em 25 de Maio de 1909 no lugar das Azenhas, em S. João de Loure e era filho do Juiz de Direito António Tavares Xavier, natural de Macinhata de Vouga, e de D. Maria Rodrigues da Costa Lopes Xavier, a conhecida D. Maria das Azenhas, que foi presidente da Junta de freguesia de S. João Loure.

Fez a instrução primária na escola de S. João de Loure, na Rua do Cabo, tendo sido aluno dos professores Matias, de Ílhavo e, depois, Joaquim Baeta, de Pinheiro. Frequentou o Liceu José Estevão de Aveiro, concluindo o curso com alta classificação.

Ingressando na Faculdade de Medicina de Coimbra em 1926, aí terminou a sua licenciatura em 26 de Julho de 1932 também com alta classificação. A menor nota que obteve, durante todo o curso, foi de 15 valores a Bactereologia.


Ainda em 1932 foi exercer a sua profissão para Lisboa, pois em S. João de Loure não tinha qualquer hipótese de 'governar a sua vida' visto sua mãe lhe ter implorado que nunca levasse dinheiro pelos seus serviços a pessoas de S. João de Loure.

No exercício da sua vida profissional, com várias especialidades, nomeadamente Medicina Tropical e Hidrologia, desenvolveu a sua actividade como Interno dos Hospitais Civis de Lisboa, cirurgião do Hospital do Rego, em Lisboa, director dos Serviços de Estomatologia do Hospital Militar da Estrela, pediatra no Hospital de D. Estefânia, assistente no Hospital Sanatório da Ajuda, além de ter o seu consultório particular, que nunca abandonou. Como foi médico militar possuía a patente de capitão.

Foi concertista de guitarra de Coimbra com formação musical, multi-instrumentista, autor de repertório próprio e executante do repertório de Artur Paredes, violino na Tuna Académica da Universidade de Coimbra e Presidente desta agremiação no ano lectivo de 1931-1932.


É autor, entre outras obras, dos hinos das Bandas Musicais da sua freguesia, a de S João e a de Pinheiro, letra e música, os quais estão registados na Sociedade Portuguesa de Autores (S.P.A.). Era poeta de um lirismo de recorte bucólico.

Além de médico, poeta e músico, também foi desportista de mérito, tendo sido campeão nacional e recordista do salto à vara, entre 1931 e 1937.

Casou em 1937, em Santarém, com a Dra. Paulina Canova de Magalhães, natural de Cantanhede, licenciada em Farmácia aos 21 anos, também com alta classificação. Tem dois filhos, Nuno António e Fausto Jorge, ambos distintos médicos, o primeiro especialista em Geriatria e o segundo em Otorrinolaringologia.

Fontes: Dr. Sousa e Melo (em Jornal de Albergaria) (adaptado) / Blog "Guitarra de Coimbra" (1) (2)


Sem comentários: