sábado, 10 de junho de 2017

Francisco Dias de Oliveira, familiar do Santo Ofício (1722-1812)


Francisco Dias D’Oliveira, 1º Senhor da “Casa do Mouro”, filho de Miguel Dias D’Oliveira e de D. Maria João, nasceu em 24 de Setembro de 1722 em Albergaria-a-Velha, onde foi baptizado na Igreja Paroquial em 29 do mesmo mês pelo Padre Cura Manuel Álvares Ferreira, tendo por padrinhos: José Gonçalves e D. Isabel Marques, filha de Rafael Ferreira Torrão.

Emigrou para o Rio de Janeiro ainda novo, onde com seu irmão José Dias D’Oliveira adquiriu grande fortuna, ao serem proprietários de uma companhia de navegação, possuindo duas corvetas “Nossa Senhora da Conceição” e “Santa Rita”, com as quais negociavam entre Santa Cruz e Angola.

Regressou a Portugal no início da década de 60, vindo casar a Albergaria-a-Velha, em 1768, com sua prima em 3º e 4º grau D. Maria Joana Álvares Ferreira, filha dos 2ºs Senhores da “Casa do Outeiro ou da Rua de Cima” Vicente Ferreira e de D. Dionísia Josefa Álvares Ferreira.

Fez parte da Companhia de Jesus e foi nomeado Familiar do Santo Ofício por carta passada em 29 de Janeiro de 1762, onde é chamado “Homem de negócio”.

Faleceu em 9 de Julho de 1812 em Albergaria-a-Velha, sendo sepultado no dia seguinte dentro da Igreja Paroquial, deixando seis filhos.

Fonte: Delfim Bismarck Ferreira (em marforum)

Mais informações: "Casa e Capela de Santo António em Albergaria-a-Velha" de Delfim Bismarck Ferreira e Revista Albergue

Imagem: extracto de retrato a óleo da autoria de Giorgio Martini (capa da edição nº 2 da Revista Albergue)

Sem comentários: