quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

Misericórdia de Albergaria-a-Velha


Fundada em 1923, a Irmandade da Misericórdia de Albergaria-a-Velha passou a gerir na década de 1930 o Hospital de Albergaria-a-Velha localizado em Assilhó, na então vila e freguesia de Albergaria-a-Velha, o qual mais tarde seria demolido.

Em 1947 a Misericórdia, tendo como Provedor o Comendador Augusto Martins Pereira e com a ajuda de muitos benfeitores, construiu a “Cozinha e Sopa dos Pobres” - inaugurada em 18 de Abril de 1948.

Em 21 de Junho de 1948 teve inicio a construção do novo Hospital, no mesmo local do velho Hospital que entrou em funcionamento em 1951, tendo sido somente inaugurado a 3 de Maio de 1953.


Em 1954, ainda no mandato do Comendador Augusto Martins Pereira, ficou concluída a primeira fase da construção de um Bairro de 26 moradias para as classes mais pobres, comparticipadas pelo Estado e subsidiadas pelo Legado Napoleão. Em Janeiro de 1957 estavam já concluídas e ocupadas as 50 casas. Actualmente restam apenas 8 habitações em posse da Misericórdia.

Em 1974 o Hospital foi intervencionado pelo Estado, pelo que a Instituição esteve sem actividade até 1989, data em que deram entrada os primeiros utentes para o Lar de Terceira Idade, entretanto construído nas traseiras do Hospital, que entretanto fora desactivado, sendo nessa altura Provedor António Augusto Martins Pereira (neto do Comendador).

No sentido de dar resposta à população, a Misericórdia construiu o Serviço de Medicina Física e de Reabilitação inaugurado em Setembro de 2004.

A 15 de Março de 2011, com a comparticipação do PARES foi inaugurado um novo Lar com as seguintes respostas sociais: Lar, SAD (Serviço de Apoio Domiciliário) e Centro de Dia.

Actualmente a Misericórdia ocupa todo o edifício hospitalar, dispondo de dois Lares de Terceira Idade (com capacidade total de 112 utentes), Serviço de Apoio Domiciliário (com capacidade de 75 utentes), Centro de Dia (com capacidade de 30 utentes) e Serviço de Medicina Física e de Reabilitação.

Fontes: Misericórdia de Albergaria-a-Velha (adaptado) / CMAAV

Sem comentários: