sábado, 10 de março de 2018

Luís Sequeira e as memórias de sua mãe, Maria Zita, e de São João de Loure


Luís Manuel da Cruz Sequeira nasceu há 53 anos em Toronto, no Canadá, mas tem dupla nacionalidade e um grande orgulho nas suas origens portuguesas.

Vem a Portugal “pelo menos duas vezes por ano” e é em S. João de Loure que se instala para depois visitar cidades como “Porto, Espinho ou Lisboa”.

Candidato aos Óscares, os principais prémios de cinema do mundo, aos BAFTA, entregues pela academia britânica de cinema e vencedor de um "Costume Designers Guild Award" (na categoria de "Excelência em Filme de Época"), prémio atribuído pelo sindicato dos figurinistas dos EUA. E todas estas distinções são referentes ao trabalho feito por Luís Sequeira no filme do realizador mexicano Guillermo del Toro, "The Shape of Water" - traduzido para "A forma da água", em português.

Luís Sequeira à esquerda na foto aquando da celebração do Oscar para melhor filme

"A forma da água" não ganhou o Oscar para melhor guarda-roupa, mas o filme de Guillermo del Toro, que era um dos favoritos aos prémios da academia de Hollywood, com um total de 13 nomeações, venceu em quatro categorias, incluindo as mais importantes de melhor filme e melhor realização.

A carreira de Luís Sequeira enquanto designer de Guarda-Roupa (Costume Designer) inclui séries de televisão como: "Code Name: Eternity", "Being Erica" ou "The Strain". No cinema assinou o figurino de obras como o filme juvenil "Charlie Bartlett" (2007) ou, mais recentemente, de dois filmes de terror: "Carrie" (2013), com Chloë Grace Moretz e Julianne Moore, e "Mamã" (2013), com Jessica Chastain.


Influência da Mãe

A mãe, Maria da Cruz Sequeira (conhecida por Maria Zita), nasceu no Estoril e apenas viveu quatro anos em São João de Loure, de onde são originais os avós de Luís Sequeira.

Quando era criança, Luís Sequeira costumava brincar aos pés da mãe enquanto ela costurava. Divertia-se com os tecidos, botões ou dedais. Apesar de trabalhar num hospital em Toronto, no Canadá, a mãe continuava a fazer roupa, relembrando os tempos em que tinha meia dúzia de mulheres às suas ordens num atelier em Lisboa. Ainda hoje, Luís Sequeira guarda os catálogos com os vestidos de noiva criados por ela, nos anos 50, na capital portuguesa.


"A minha mãe era uma senhora muito bonita, tinha uma grande paixão pela moda e também pelo cinema". "Queria que eu escolhesse uma profissão que desse dinheiro, em vez de ir para a área artística. Mas a minha escolha deu resultado...".

"Dizer que a carreira dela não me influenciou seria mentira, uma vez que as minhas primeiras lembranças são de estar a brincar com os pés enquanto a minha mãe pedalava na sua velha máquina de costura. Depois, um pouco mais tarde, comecei a mexer nas caixas de contas e misturava tudo. Não era muito útil. A minha mãe teve uma grande influência em mim e admiro-a muito. Uma mãe solteira da década de 60, a viver sozinha num país estrangeiro, a criar-me sozinha. Sempre foi uma mulher valente e honrada". "(...) pode parecer um cliché, mas aprendi com ela a não desistir".


Memórias de São João Loure

“Tenho muito boas memórias dos tempos em que íamos a Portugal quando era garoto. Os meus avós maternos viviam numa casinha em São João de Loure [Albergaria-a-Velha]”, recorda. “Ainda tenho essa casa e adoro ir lá”.

"A primeira recordação que guardo de S. João de Loure é estar deitado num ra­mo de eucalipto com a minha avó a arrastar-me pela aldeia. Lembro-me mui­to bem do sol nos olhos e daquele cheiro do eucalipto."

"Bem, já vou parecer um velhote… mas nessa altura não havia muitos carros na aldeia havia mais bois e vacas, mas tenho muitas saudades desse tempo".

"Lembro-me que, na altura, era uma aldeia que me dava muito medo à noite. Era muito sossegada, eu vinha de uma cidade grande e à noite não se via ali ninguém. Só se viam as luzinhas nas portas e aquilo dava-me pesadelos".

Fontes/Mais informações: Diário de Aveiro / Visão (1)(2) / Aveiro.co / Notícias Magazine / Expresso / Elle / Facebook

Obituário em Legacy.com
Luís Sequeira na Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha


São João de Loure 19-04-2018

Alvará para renovação da Casa de São João de Loure

Sem comentários: