terça-feira, 10 de abril de 2018

Manuel Francisco Arede (1920-2016)


Manuel Francisco Arede nasceu em 30 de Abril de 1920 em Albergaria-a-Velha. Cedo se tornou ferroviário da C.P., indo residir para Silvalde, Espinho, de onde reformou.

Emigrou em Junho de 1961, para Paris, sendo mais tarde indicado pelo Embaixador de Portugal em Paris, Dr. António Coimbra Martins (posteriormente Ministro da Cultura), para organizar o Cemitério Português na Flandres no seguimento das comemorações do aniversário da morte do general Charles de Gaulle.

Foi então o grande incentivador das primeiras Comemorações da Batalha de La Lys, em 1978, e da organização do Cemitério Português de Richebourg-La-Voué, e do monumento aos soldados portugueses erigido em La Couture, na Flandres, em 1982, o que o levou a ser agraciado com as seguintes condecorações e louvores:

- Grau de Cavaleiro da Ordem do Infante D. Henrique, atribuído em 16 de Agosto de 1983 pelo Presidente da República, General Ramalho Eanes, composto de duas medalhas, “por haver prestado serviços relevantes no estrangeiro, serviços de expansão da cultura portuguesa ou para conhecimento de Portugal, sua história e seus valores”.
- Medalha da Liga dos Combatentes da Grande Guerra;
- Medalha da Câmara Municipal de Lille (França);
- Louvor do Estado Maior do Exército Português,
- Louvor da Família do General Charles de Gaulle.

Foi candidato à Assembleia Municipal pelo PSN (Partido da Solidariedade Nacional), conhecido como Partido dos Reformados, em 1993.

Havia regressado a Portugal em 1980, indo residir para o lugar de Açores, Valmaior, terra natal de sua mulher. Depois de viúvo, transferiu residência para Albergaria-a-Velha, onde faleceu em Novembro de 2016.

Fonte: Dr. Delfim Bismarck em grupo do Facebook "Famílias de Albergaria" (adaptado)

Mais informações: Novos Arruamentos

Sem comentários: